quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Esteatocistoma Múltiplo

"Desordem rara caracterizada por nódulos císticos cutâneos pequenos, múltiplos, arredondados, firmes, amarelados, localizados primariamente no tronco superior, braços e coxas das pessoas afectadas. Os cistos possuem lóbulos de glândulas sebáceas na sua parede e contêm sebo. Esta condição geralmente inicia na adolescência ou vida adulta inicial. Em muitos casos, é herdada como desordem autossômica dominante, mas vários casos não hereditários foram relatados."
Eis a única definição que encontrei na Internet para o meu pequeno problema. Descobri há pouco tempo que os meus "amigos" quistos que me foram aparecendo ao longo dos anos (não sei bem apartir de quando) têm esta definição médica.
Procurei na Internet casos iguais ao meu. Só encontrei um no Brasil! É uma doença que não mata mas moi, como se costuma dizer. Por todo o tronco tenho estes quistos pequenos que não doem mas que se multiplicam e que por isso seria impensável tirá-los a todos. Mais grave é que esta mesma desordem, apesar de não aparecer nesta definição que consegui encontrar, traz consigo outro tipo de quistos maiores que infectam e que dão dor, e que por vezes rebentam. Um dos que mais me lembro de ter rebentado foi na minha adolescência em que tiveram que me injectar, no buraco que o quisto abriu, Betadine com uma seringa sem agulha pois o buraco era suficientemente grande para ser necessário agulha.
Por sorte, é mais raro rebentarem apesar de não ser tão raro crescerem muito e infectarem. Tenho um neste momento nas costas e o que me vale, para não doer e para tentar que ele desapareça sem rebentar, é colocar um pouco da planta de Aloé Vera já que, na consulta de dermatologia a que fui, nada me deram para me ajudar com eles "meninos" que me doem.
Costumo ironizar que vou começar a colocar nome a cada um dos pequenos quistos permanentes mas, eles são tantos que não haveriam nomes suficientes para isso.
Se alguém com este pequeno problema ler este post gostava que me contactassem, gostava de conhecer pessoas que sofrem com isto e partilhar experiências com esta desordem rara.
Email: bernardete_83@hotmail.com